June 22, 2011

série trends: saias e vestidos longos

não é só a moda mainstream que é impulsionada por tendências, isso também existe em lolita, em gyaru e outros estilos mais alternativos, mesmo que esses tenham como objetivo "fugir" do que é comum. muitas vezes mesmo sendo estéticas tão diferentes as mesmas tendências aparecem em todas elas. pode ser o que chamam de inconsciente coletivo... ou de capitalismo e influência da imprensa 8D, mas o fato é que independente do nome que se dê, sempre aparecem "ondas" de estéticas ou de peças que ficam em alta em uma determinada época de acordo com o que está acontecendo no mundo, com a necessidade, etc. o que é completamente normal... então realmente não acho que seja nocivo, é só ser seletivo e não se submeter a TODAS as tendências parecendo uma vitrine ambulante e esquecendo da própria personalidade.


começando a série de posts com algo que eu adoro e do qual sou adepta: saias e vestidos longos. além de extremamente confortável de usar, pode ser tanto elegante quanto cool ou despretensioso.

hoje em dia muitas marcas lolita tem feito opções de dois tamanhos de comprimento, um normal nos joelhos e outro entre eles e os pés (porém não tapando eles), sendo possível regular a altura de algumas. talvez não seja inédito, mas com certeza só está tend maior força hoje - exceto por saias para aristocrat e marcas como sincerely e triple fortune que são inspiradas diretamente em roupas de época, era bem raro de se encontrar algo tão longo. eu acho que é muito interessante pra se poder variar um pouco, e mesmo assim é uma diferença que não vai interferir no estilo (AINDA é necessário o uso de anáguas). no entanto, isso se aproxima mais do vitoriano adulto do que as roupas infantis da típica lolita, portanto creio que seja mais utilizado por marcas classical que sempre tenderam a ser um pouco mais compridas que as restantes.

victorian maiden


 rose bouquet stripe dress - versão longa e curta




innocent world





e em gyaru já faz desde o verão passado que se vêem muitos maxi-dresses. em moda mainstream também já tem um tempo, porém em gyaru eles costumam ser mais românticos (de cores claros e estampas florais) e menos com estampas psicodélicas - que como diria uma conhecida, faz a gente parecer um vaso ambulante. essa trend é muito provavelmente remanescente da boêmia.
pela quantidade de tecido pode-se pensar que não são frescos o suficiente, mas muito pelo contrário, são bem arejados. :p

yumetenbo





liz lisa





em mori se vê muita coisa do gênero, mas eu não chegaria a dizer que é uma tendência e sim parte do estilo. ele pode até ter ajudado a influenciar os outros, vai saber... :)

15 comments:

  1. É, com excessão do primeiro vestido (que amei por sinal), eu não gosto muito do comprimento na canela dos vestidos Lolita. Eu não sei explicar porque, mas acho que com a anágua não fica tão bonito XD.

    ReplyDelete
  2. PS: Nada haver com o post, mas fui ver seu flicker e você é linda e suas roupas são uma mais linda que a outra!. Parabéns :D

    ReplyDelete
  3. Eu acho tão bonito saias longas <33 Mas em mim acho que não fica bom, acho que eu fico muito pocket com roupa comprida ><

    ReplyDelete
  4. Por eu ser baixinha, nunca me interessei por saias compridas :~~
    Acho essas da IW lindas em outras pessoas, mas não me despertou interesse, sempre penso que ficariam estranhas em mim... mas quando vi essas peças da VM no site, aiaiai :'D fiquei morrendo de vontade de ter uma saia ou vestido mais comprido com bustle ♥

    ReplyDelete
  5. Com certeza lolita também tem influência de tendências, claro que esse meu exemplo é óbvio, mas lembro de quando estreou o filme Maria Antonieta, imediatamente a Baby e a AP lançaram vestidos com uma fileira de laços do pescoço à cintura!
    Amo saias abaixo dos joelhos! Definitivamente são mais confortáveis e mais elegantes! A Meta às vezes lança algumas coisas mais compridas que eu amo <3 (OMG! Sale da IW que me aguarde!! XD)

    ReplyDelete
  6. SAIA COM BUSTLE DA VICTORIAN MAIDEN MUST HAVE! Eu sou uma louca fanática por bustles!! XD Eu acho que eles não ficam muito bem com saias de comprimento dos joelhos ("padrão lolita") mas em saias longas é puro amor ♥ e ainda mais Vitoriano. Eu não sou muito fã de saias longas *aliás eu tenho que admitir que não sei usar saia sem uma anagua por baixo* mas deu vontade de tentar colocar uma anagua na saia para ver se além de ficar mais lolita fica mais confortável XD
    ;-*

    ReplyDelete
  7. Gosto de saias longas mais pra efeitos históricos mesmo. Vestidos normais de lolita printados longos parecem simplesmente... estranhos @.@

    Tenha um bom fds ^^

    ReplyDelete
  8. Eu ainda prefiro saias mais curtas :3 Algo no formato das longas não me agrada.

    "Vestidos normais de lolita printados longos parecem simplesmente... estranhos @.@" [2]

    ReplyDelete
  9. 2 na Keka. Como sou muito baixinha fico estranha com saias longas... quando uso minhas sais da bodyline já acho tão longo.
    Mas quando vejo lolitas de saia longa, nossa acho demais! Tenho varias fotos salvas no PC assim! Parece mais elegante, não sei! E vc ficaria incrivel com algo assim, é alta e magra! Nem sei se vc já usou saias longuissimas... enfim!
    Adorei o post sobre as tendecias, muito legal^^
    Bjus~♥

    ReplyDelete
  10. Confesso que não gostei muito das peças da Innocent World. Porém as da Liz Lisa estão muito bonitas.
    Prefiro deixar as saias lolitas no comprimento em que elas estão. Longas não me agradou muito. >:
    Liz Lisa, meu guarda-roupa te espera, sua linda.

    ReplyDelete
  11. lais: ahhhh eu gosto, acho tão elegante. sem anágua ia ficar mto murcho, né?
    AAAAWN OBRIGADA, que bom! <3

    ichigo: dependendo da pessoa a roupa/estampa meio que engole ela, tem que usar com cautela msm. D;

    keka: eu tb acho que pra pessoas mais baixas tende a ficar estranho, e a encurtar ainda mais, porém depois de ver tanta japonesa cotoco usando, eu não sei mais o que eu acho. 0jy5j0y6
    victorian maiden é perfeito, tem nem o que falar. vontades mil. .-.

    julia: né?? acho que isso é bom no final, porque sempre se renovam as idéias, não precisamos ficar dependendo apenas de print de doces. 8DD

    anne: must have²!!!
    eu preciso de alguma coisa com bustle tb, não vou sossegar enquanto não tiver uma. eu babo por elas desde que vi uma (réplica?) na fan+friend há anos atrás!
    e eu gosto delas em todos os comprimentos! 8DD mas não pode ser MTO curta msm, senão deve ficar estranho e "faltando" espaço pro acontecimento todo atrás.
    haha depois que se começa a usar lolita, até saias normais parecem estar faltando anágua/volume, não é? XDD

    tati: vc acha? eu acho tão lindoooooooooooo! haiushiuahs pelo visto a maioria não vai mto com a cara deles tb...
    igualmente (msm que atrasado)! :*

    ju lee: então, vai de gosto msm, né? eu acho chiquérrimo e menos "menininha", então pra mim serve bem a idéia e a estética. :~~

    kitty: tem que tomar cuidado msm com o comprimento ideal, assim como longos podem parecer estranhos pra baixinhos, mto curtos ficam ridículos pra quem é alta. XD
    aaaawn!! eu costumo usar sim, mas não em lolita (AINDA haha). adoro!
    que bom que gostou, darei continuidade a ele! na verdade eu já fazia isso antes, mas acho que não de forma tão objetiva/literal.

    si: vamos nós duas importar um contânier então! haha mas a yumetenbo é uma maldição, td que eu começo a COGITAR em comprar, já tá esgotado. SEMPRE. snif.
    bjobjo!

    honey: eu adoro tudo, e agora? aiuahaiuha
    liz lisa é amor completo e puro.

    ReplyDelete
  12. Nada, é que deixei pra escrever só na terça-feira, então juntou o feriado Ç___Ç" ainda inventei de juntar a meme que atrasei também, então ficou gigante
    DURMO SIM, e durmo bastante *unica pessoa de férias em casa* uahsuahsuahsuhasusah
    Então, eu já tinha pensado nisso, assim q pensei na decoração do MN xD Elas são meu comitê de deco ;D~ Só que é tão difícil sair com as duas!
    Pois é, invejo vcs horrores (;_;)" Não conheço mais nenhum ser que curta e entenda dessas coisas, não precisa usar, só gostar do assunto, sabe? Tô precisando conhecer gente nova. D:

    A gente não tirou foto juntas? Serio MESMO? Vamos ter que sair e corrigir isso ai, viu?!

    AH eu me diverti pacas fazendo ele, tentei fazer uma animação mas não consegui manter a qualidade da imagem XD
    É CLARO QUE TENHO DA. xD Tenho dois, um abandonado e o atual, que tb tá meio alone porque meu scanner está fora de serviço -q
    http://h-cake.deviantart.com/ att de vez em jamais, éah xD

    ReplyDelete
  13. Desculpa se ñ respondi algum outro comentario seu, mas é que eu tenho uma preguiça enoooooorme em responde-los a-a

    Eu também babava muito nas coisas da Antique Beast, e nossa, valeu muito a pena, o chapéu é lindo e sinta-se a vontade para apalpa-lo o quanto quiser quando eu estiver com ele! XDD
    Ele tem um pentinho no fundo sim, fiquei com preguiça de escrever sobre isso e achei q ninguém fosse se interessar por tantos detalhes xDDD Eu ainda não testei se ele fica preso por um bom tempo, mas mesmo com o pentinho senti ele escorregava um pouco, ta que pode ter sido devido a minha pressa em colocá-lo na cabeça xD

    ReplyDelete
  14. Adoro saias longas! É uma pena que eu tenho muito poucas o.o
    Mas vestidos longos e românticos são muito bonitos! <3

    ReplyDelete
  15. kinoko: nossa, está lendo os posts antigos? hehe <3
    eu gosto muito tb! eles são arejados, mas ao mesmo tempo nos sentimos cobertas como se fossem calças. 8D e são elegantes e tudo mais de bom!

    ReplyDelete